Departamento

O Departamento de Engenharia Mecânica-DEMEC forma parte do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. Foi criado no mês de outubro de 1958 e dessa data tem realizado diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na atualidade o DEMEC oferta o curso de graduação, Engenharia Mecânica, em regime diurno e a partir de 2009 também em regime noturno. Em nível de Pós-Graduação os professores do Departamento participam do curso de Engenharia Mecânica – PGMEC e do curso de Engenharia e Ciências dos Materiais – PIPE, principalmente, em nível de Mestrado e Doutorado. Diversos projetos de pesquisa são desenvolvidos no DEMEC com financiamento do CNPq, FINEP, ANP, ANEEL, Fundação Araucária, entre outros, assim como tem sido importante programas de intercâmbio e dupla titulação dos alunos do curso de graduação em engenharia mecânica com instituições internacionais. No âmbito Industrial, importantes projetos são desenvolvidos em nível de prestação de serviços e ou projetos de pesquisa em parceria Universidade Empresa.

Para administrar todas as atividades desenvolvidas pelo DEMEC, existe uma estrutura organizativa de Coordenações para as atividades de ensino e de áreas e laboratórios para a realização da pesquisa e a extensão. O DEMEC gerencia a oferta de disciplinas e disponibilidade dos professores, horários de funcionários e gerencia os recursos recebidos para manutenção da estrutura do Curso. Os cursos de graduação e de pós-graduação requerem aos departamentos as disciplinas que serão ministradas em seus cursos, bem como os professores que irão lecionar estas disciplinas. Desta forma, a disciplina de um departamento pode servir a mais de um curso de graduação.

Planejamento Estrat̩gico do Departamento de Engenharia Mec̢nica РDEMEC

Estabelece metas a serem cumpridas para obter reconhecimento e tornar-se referência nacional na formação de engenheiros mecânicos, mestres e doutores, assim como, na produção de ciência e tecnologia.

Objetivo:
Obter reconhecimento e tornar-se referência nacional na formação de engenheiros mecânicos, mestres e doutores, assim como, na produção de ciência e tecnologia. Este objetivo deverá ser atingido com o cumprimento das metas descritas abaixo.

Metas:
► Melhoramento da formação dos alunos de graduação por meio de:

Incentivo a participação de alunos em projetos formativos de extensão (Baja, AeroDesign, Yapira, Formula SAE, etc.), dando apoio financeiro aos projetos.
Melhoramento dos laboratórios didáticos.
Incentivo a participação de alunos em programas de iniciação científica por meio de divulgação massiva dos mesmos.

â–ºMelhoria da infraestrutura usada pelos cursos do departamento:

Construção do primeiro edifício do complexo da Engenharia Mecânica, no curto prazo, e, futuramente, nas ações de médio e longo prazo, de mais três edifícios, para atender toda a estrutura de salas de aula, laboratórios didáticos e de pesquisa usados pelos cursos do Departamento de Engenharia Mecânica – DEMEC. O terreno total para essas construções já está destinado ao DEMEC no plano diretor do Centro Politécnico da UFPR.

►Aumento da interação entre o departamento e a indústria mecânica nacional:

O foco da unidade está voltado às necessidades do setor produtivo, com grande potencial para gerar novas frentes de colaboração não só entre a UFPR e a indústria nacional, mas também com IES de renome no Brasil e no exterior.

►Apoio à pós-graduação:

Incentivo a participação de alunos em programas de iniciação científica, por meio de divulgação massiva dos mesmos, visando atrair esses alunos para os programas de pós-graduação deste departamento. Espera-se com isso, aumentar o nível médio dos trabalhos realizados aproveitando a experiência prévia dos alunos. Isto pode ainda vir a reduzir o tempo médio de formação de mestres.
Apoio aos programas de pós-graduação dando condições aos mesmos de melhorar seu conceito junto a CAPES.
Apoio a iniciativas de desenvolvimento de projetos de desenvolvimento científico e tecnológico com participação de empresas, visando maior integração com o setor produtivo.

►Aumento do número de cursos ofertados pelo departamento:

Pretende-se, a médio prazo, aumentar o número de cursos de engenharia ofertados pelo departamento, e para tanto, estamos iniciando estudos de viabilidade para as possíveis ofertas dos cursos de Engenharia Automobilística, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Naval, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Metalúrgica.

Cronograma:

Neste planejamento, dividimos as ações em curto (até dois anos), médio (até 5 anos) e longo (acima de 5 anos) prazos. A menos de onde expressamente referido, as ações deste planejamento estão previstas para curto prazo, tornando-se permanentes onde cabível.

GESTÃO 2016-2018
Chefe: Prof. Dr. Dalberto Dias da Costa
Vice-chefe: Prof. Dr. Jorge Luiz Erthal

CONTATO
E-mail: demec@ufpr.br
Telefone: (41) 3361-3123
Endereço: UFPR | Centro Politécnico – Bloco IV – Sala S7-15

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2017 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica