Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética

View post on imgur.com

Próxima turma: Agosto de 2019

24 parcelas de R$494,00

Prof. Christian Strobel, Ph.D.

Sobre o curso:

Objetivo:

Este curso tem por objetivo formar profissionais com conhecimento pleno de todos os processos que envolvem as energias renováveis e a eficiência energética. O egresso deste curso estará habilitado a calcular o potencial energético de fontes renováveis como a eólica, termossolar, solar fotovoltaica, biomassa (etanol, biodiesel, madeira, fermentadores anaeróbicos para geração de biogás, etc) e ainda a energia das ondas e marés. Além do cálculo do potencial energético, o profissional estará habilitado a entender o processo de Geração Distribuída e Smart Grids, conhecerá o estado da arte das máquinas elétricas e geradores, e estará a par das últimas tecnologias e tendências no armazenamento de energia. Ainda, estará apto a calcular o impacto ambiental de fontes renováveis de geração de energia, a viabilidade econômica de projetos de pequeno e grande porte para empreendimentos envolvendo energias renováveis, estará apto a realizar a gestão de projetos e ainda conhecer a legislação vigente para estas tecnologias, além de conhecer os aspectos legais que impactam economicamente no empreendimento, como os créditos de carbono.
A quem se destina:

Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos, e áreas afins.
Mercado de trabalho:

Profissionais capacitados em Energias Renováveis e Eficiência Energética encontram oportunidades de careira em qualquer setor da economia, uma vez que a sustentabilidade e a eficiência energética são questões transversais às atividades econômicas, seja por imposição legal ou por questões estratégicas e de redução de custos. Ainda, a demanda energética será sempre uma preocupação crescente, pois sabe-se que com o aumento da oferta energética, o crescimento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) também cresce. Apesar da forte demanda social por profissionais deste ramo, ainda há uma grande carência por profissionais capacitados, o que gera grande oportunidade.
Conteúdo programático:

Módulo Disciplina Carga Horária
Fundamentação Técnica Termodinâmica Ambiental 20
Termoeconomia 20
Radiação Solar 20
Energia Solar e Máquinas Térmicas Energia solar 20
Biomassa, Biodigestores e Biogás 20
Cogeração 20
Energia Eólica, Hídrica e Marítima Energia Eólica 20
Energia das Ondas e das Marés 20
Pequenas Centrais Hidrelétricas 20
Eficiência Energética Eficiência Energética 20
HVAC Renováveis 20
Planejamento energético 20
Gestão de Energia Armazenamento de energia 20
Engenharia Colaborativa – Lean Startup 20
Seminários Avançados 20
Gestão de Negócios Benchmarking & Networking (Economia Circular) 20
Gestão de Projetos 20
Normas e Leis 20
Turno de funcionamento do curso:

O curso será realizado aos Sábados – quinzenalmente – das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.
Certificação:

Os alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso terão direito ao Certificado de Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética emitido pela Universidade Federal do Paraná.
IMPORTANTE: a entrega da versão final do TCC e dos documentos conforme exigidos na matrícula são condição obrigatória para expedição do certificado.
Investimento:

24 parcelas de R$ 494,00 (quatrocentos e noventa e quatro reais)*

*A UFPR reserva-se o direito de não proceder a realização do curso no caso do número de alunos não atingir o número necessário, garantindo integral devolução de qualquer valor recolhido a qualquer título.

Faça sua pré-inscrição no link a seguir:

[/spoiler]

PROCESSO SELETIVO

Processo Seletivo: Obrigatório Entrevista

Pode ser presencial, por telefone ou via internet. Deve-se entrar em contato com a coordenação que irá mediar o momento e a forma da entrevista. O compromisso é responder em até 1 dia útil.

Taxa de Inscrição: Isento

Você será orientado pela coordenação no decorrer do processo de seleção para o curso de Pós-Graduação desejado. Uma vez tendo aderência profissional e interesse real no curso, você estará então habilitado para a matrícula. Esse processo de mentoring ao longo do processo de inscrição não é taxado e visa, sobretudo, esclarecer completamente a formação acadêmica proposta pela Pós, bem como nivelar as expectativas dos estudantes, professores, empresas e universidade.

Matrícula: Primeira Mensalidade

Após a aprovação no processo de seleção você poderá realizar a matrícula. Sendo que a matrícula é a primeira mensalidade do Programa de Pós-Graduação.

O valor para a Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética é de:

24 X R$494,00

Maiores informações: strobel@ufpr.br

EDITAL

Maiores informações sobre o curso podem ser encontradas no edital 02/2019:

EDITAL 2019/2

Email: strobel@ufpr.br

Faça sua inscrição no link a seguir:

Contato:

WhatsApp: (41)99121-0181

Especialização em Energias Renováveis

Laboratório de Máquinas Térmicas – LMT