Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética

View post on imgur.com

OBJETIVOS
Este curso tem por objetivo formar profissionais com conhecimento pleno de todos os processos que envolvem as energias renováveis e a eficiência energética.

O egresso deste curso estará habilitado a calcular o potencial energético de fontes renováveis como a eólica, termossolar, solar fotovoltaica, biomassa (etanol, biodiesel, madeira, fermentadores anaeróbicos para geração de biogás, etc) e ainda a energia das ondas e marés.

Além do cálculo do potencial energético, o profissional estará habilitado a entender o processo de Geração Distribuída e Smart Grids, conhecerá o estado da arte das máquinas elétricas e geradores, e estará a par das últimas tecnologias e tendências no armazenamento de energia.

Ainda, estará apto a calcular o impacto ambiental de fontes renováveis de geração de energia, a viabilidade econômica de projetos de pequeno e grande porte para empreendimentos envolvendo energias renováveis, estará apto a realizar a gestão de projetos e ainda conhecer a legislação vigente para estas tecnologias, além de conhecer os aspectos legais que impactam economicamente no empreendimento, como os créditos de carbono.

JUSTIFICATIVA

Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade são tópicos importantíssimos para o Século XXI. O atual modelo de consumo mundial de energia impõe, para os próximos anos, sérias mudanças na relação entre produção e consumo de energia, o que deverá exigir, além de mudanças de comportamento, de recursos humanos capacitados para elaborar novas estratégias e rotas na produção de energéticos modernos.

O uso racional e eficiente das fontes de energia fósseis que atualmente vem sendo exploradas pelo homem, assim como os esforços no desenvolvimento de conhecimentos científicos e técnicos direcionados para o estudo de novas fontes, dentre elas, as fontes renováveis são questões prioritárias para o momento presente e de subsistência do ser humano para o futuro.

Esta realidade impõe a necessidade de formação de profissionais com sólidos conhecimentos no campo de estudo das fontes de energia renováveis, capazes de desenvolver atividades técnicas e científicas nos mais variados campos da energia, sua conversão, transmissão, distribuição e uso final.

Com as rápidas transformações, a velocidade de implementação de inovações tecnológicas e os avanços científicos, que incidem sobre a sociedade, o mercado de trabalho e as condições de exercício profissional, impõem uma tendência à necessidade de formar profissionais com base sólida, para oferecer melhores condições de capacitação frente aos desafios e transformações que ocorrem no campo da ciência e da tecnologia.

PÚBLICO ALVO
Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos e áreas afins.
CARGA HORÁRIA
O curso possui 360 horas de disciplinas formativas e 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso.
DISCIPLINAS
Gestão de Projetos 20
Normas e Leis 20
CORPO DOCENTE
Prof. Alessandro Marques, Ph.D.

Prof. Christian Scapulatempo Strobel, Ph.D.

Prof. Fernando Tadeu Bóçon, Ph.D.

Prof. José Viriato Coelho Vargas, Ph.D.

Prof. Leandro Novak, Ph.D.

Prof. Luís Mauro Moura, Ph.D.

Prof. Márcio Fontana Catapan, Ph.D.

Prof. Maurício Pereira Cantão, Ph.D.

Prof. Paulo César Ferreira da Costa Gardolinski, Ph.D.

Prof. Stephan Hennings Och, Ph.D.

Prof. Wellington Balmant, Ph.D.

TURNOS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso será realizado aos Sábados – quinzenalmente – das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

A próxima turma a ser ofertada iniciará suas atividades dia 10 de março de 2018. Entretanto, no decorrer desse período diversos encontros serão realizados para apresentação e detalhamento do curso. Sendo assim, entre em contato com a coordenação para agendar uma reunião individual e consultiva. Desse modo, o interessado poderá conhecer previamente todo o funcionamento da Pós-Graduação e avaliar com profundidade a respectiva participação. O compromisso maior de qualidade acadêmica, satisfação e experiência é assegurado pela UFPR.

Faça sua pré-inscrição no formulário a seguir:

PRÉ-INSCRIÇÃO

PROCESSO SELETIVO

Processo Seletivo: Obrigatório Entrevista

Pode ser presencial, por telefone ou via internet. Deve-se entrar em contato com a coordenação que irá mediar o momento e a forma da entrevista. O compromisso é responder em até 1 dia útil.

Taxa de Inscrição: Isento

Você será orientado pela coordenação no decorrer do processo de seleção para o curso de Pós-Graduação desejado. Uma vez tendo aderência profissional e interesse real no curso, você estará então habilitado para a matrícula. Esse processo de mentoring ao longo do processo de inscrição não é taxado e visa, sobretudo, esclarecer completamente a formação acadêmica proposta pela Pós, bem como nivelar as expectativas dos estudantes, professores, empresas e universidade.

Matrícula: Primeira Mensalidade

Após a aprovação no processo de seleção você poderá realizar a matrícula. Sendo que a matrícula é a primeira mensalidade do Programa de Pós-Graduação.

O valor para a Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética é de:

24 X R$494,00

Maiores informações: energias@ufpr.br

Faça sua pré-inscrição no formulário a seguir:

PRÉ-INSCRIÇÃO

Coordenador: Prof. Christian Scapulatempo Strobel, Ph.D.
Email: energias@ufpr.br

Especialização em Energias Renováveis
Coordenador: Prof. Christian Scapulatempo Strobel, Ph.D.
Email: energias@ufpr.br
Laboratório de Máquinas Térmicas – LMT
Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Paraná – UFPR