LABATS

Laboratório de Aspersão Térmica e Soldagens Especiais

O Laboratório foi criado no ano 2001 através do projeto FINEP – REPRONAF, projeto que permitiu realizar a pesquisa sobre “Desenvolvimento de revestimentos resistentes contra a corrosão naftênica”. A implementação do LABATS tem permitido ser selecionado com mais três projetos financiados pelo CNPq, principalmente na linha de desenvolvimento de novos revestimentos para serem depositados por aspersão térmica. O LABATS tem equipamentos para produzir revestimentos pelos processos a chama com arame e chama a pó e por arco elétrico, além dos instrumentos para qualificar revestimentos.

Na linha de pesquisa de soldagem especiais, o LABATS desenvolve projetos na soldabilidade e corrosão de uniões soldadas de aços inoxidáveis, principalmente aços inoxidáveis duplex, superduplex, superausteníticos e ferriticos extra baixo intersticiais. O foco principal das pesquisas desenvolvidas no LABATS, estão orientadas na área de Petróleo, principalmente a extração e refino do petróleo.

Os principais parceiros são o CENPES – Centro de Pesquisa da Petrobrás e as empresas da área de revestimentos REVESTEEL, NICROM, PRAXAIR Surface, DURUM, OGRAMAC, REVEDUR e GP Metalização.

Recentemente foi iniciada a linha de pesquisa de revestimentos para implantes, principalmente através da utilização do Titânio depositado por aspersão térmica.

Coordenação: Prof. Dr. Ramon Cortés Paredes
e-mail: ramon@ufpr.br
HomePage oficial: http://demec.ufpr.br/laboratorios/labats
Endereço: Departamento de Engenharia Mecânica – Prédio da Oficina Mecânica – Usinagem
Telefone/Fax: (41) 3361-3429

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2017 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica