ATENDIMENTOÂ CCEM – QUARENTENA
ATENÇÃO: Em atenção à Portaria no. 721/2020-REITORIA, que altera temporariamente o regime de trabalho dos servidores da UFPR em decorrência da emergência sanitária relacionada à COVID-19, informamos que o atendimento da Coordenação de Eng. Mecânica (CCEM) está sendo realizado REMOTAMENTE. Â
O contato nesse perÃodo pode ser feito por e-mail (ccem@ufpr.br   ) oufacebook .Â
Contratos de estágio devem ser assinados pela empresa e pelo interessado, escaneados e enviados por email para a coordenação. A assinatura dos professores e da COAFE será feita eletronicamente.
PERÃODO ESPECIALÂ REMOTO 2020/2
O perÃodo especial remoto aprovado, pela Resolução 65/20, está vigente até 01/04/2021. As disciplinas oferecidas pelo curso de Eng. Mecânica estão disponÃveis pelo link do FTP/PerÃodo Especial.
 Mais informações estão disponÃveis na Res. 65/20.
PERÃODO LETIVO 2020/1
**PerÃodo letivo 2020/1 INTEGRAL & NOTURNO: 02/03 Ã 27/06;
INTEGRAL – OBRIGATÓRIAS 2020/1
NOTURNO – OBRIGATÓRIAS 2020/1
ENSALAMENTO: http://ensalamento.c3sl.ufpr.br/
DOCUMENTOS UFPR POR EMAIL
Agora é possÃvel solicitar a declaração de matrÃcula, histórico escolar e documentos afins, pelo email: atendimento@ufpr.br.
Todas as solicitações por e-mail devem conter: Nome completo | CPF | Número de registro acadêmico (GRR) | Curso | Identificação do documento requerido (histórico, declaração, etc)
Alunos ATIVOS: serão aceitas somente solicitações de remetente institucional (seu e-mail da UFPR).
EX-ALUNOS: além dos dados supracitados, é necessário o envio de uma cópia de documento oficial com foto.
Disciplinas ISOLADAS: além dos dados supracitados, é necessário o nome e código das disciplinas cursadas.
O documento solicitado será enviado via e-mail. Em caso de dúvidas, verifique o FAQ da PROGRAD no link: http://www.prograd.ufpr.br/…/copap/faq-perguntas-frequentes/
Conforme informado na 300ª Reunião do DEMEC e baseado na Resolução 37/97, decidiu-se que a partir desta data as deliberações no que concernem as solicitações de Segunda Chamada ficarão a cargo de cada professor. Em havendo não conformidade ou discordância do professor, a chefia do departamento virá a atuar.
O formulário de requerimento está disponÃvel aos alunos na página do DEMEC/Graduação/Coordenação/Formulário 23
INFORMAÇÕES E LINKS ÚTEIS
**Requerimentos acadêmicos podem ser acessados no link Coordenação
**Ementas de disciplinas e fluxograma dos cursos estão disponÃveis no FTP e neste site (ver Curso Diurno / Curso Noturno);
**Os professores do curso disponibilizam materiais para consulta no servidor FTP do DEMEC. As pastas são identificadas pelo código das disciplinas e nelas é possÃvel encontrar materiais relativos à s aulas, datas importantes, exercÃcios, entre outros (ver Servidor de Disciplinas);
**Abaixo alguns links sugeridos aos alunos do DEMEC:
FTP DEMEC – Servidor de Disciplinas
Portal do Aluno
Cadastro de e-mail – UFPR
Calendário acadêmico 2020
Manual do estudante 2019
Centro Acadêmico – CAEM
Ensalamento
Estágios
Acesso as bases on-line – Pesquisa de artigos cientÃficos
Intercâmbios
Portal da Informação – Sistema de bibliotecas
Resoluções vigentes na UFPR
Resolução CEPE 3797 – Normas básicas dos cursos de graduação