Alunos

 – Esta página destina-se aos alunos matriculados no Curso de Engenharia Mecânica da UFPR.

DÚVIDAS – CANCELAMENTOS DE DISCIPLINAS E CALENDÁRIO 2020

Em atenção a algumas dúvidas comuns enviadas à CCEM nessa semana, gostaríamos de esclarecer alguns pontos em relação as cancelamentos de disciplinas 2020/1 e o novo calendário acadêmico para 2020:

  1. Quais disciplinas cancelar?

Amanhã (10/04) é o prazo para lançamento de notas das disciplinas do ERE2 e também o prazo para cancelamento das disciplinas do período regular 2020/1. Então se, por exemplo, você estava matriculado em TMEC006 -Introdução a Eng. Mecânica nos dos períodos (regular 2020/1 e ERE2) e foi APROVADO no ERE2, pode cancelar a matrícula do período regular dessa disciplina. Caso não tenha sido aprovado, mas TEM CERTEZA que não irá cursar a disciplina nos próximos dois períodos (o de maio e o de setembro), também pode cancelar. Em caso de dúvida, não cancele! Não é possível desfazer um cancelamento.

  1. Quando será o próximo período e quais disciplinas serão ofertadas?

O próximo período remoto (chamado de suplementar 2020) ocorrerá de 03/05 a 14/08/2021! A relação de turmas ofertadas será publicada pela coordenação dia 23/04/2021 e as matrículas serão solicitadas pelo SIGA nos dias 28 e 29/04/2021.

  1. E as matrículas ‘em aberto’ do período regular 2020/1?

As disciplinas que não forem canceladas no período regular 2020/1, mas que também não forem cursadas no ERE2 ou no período suplementar 2020 (maio-agosto), serão REPLICADAS no período letivo 2021/1 (com início em setembro). Isso garantirá a matricula dos alunos que já estavam nas disciplinas, e as demais vagas serão disponibilizadas para matrícula normal via SIGA em período a ser divulgado.

A Resolução e o calendário 2020 estão disponíveis no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados (ufpr.br)


ATENDIMENTO  CCEM – QUARENTENA

ATENÇÃO: Em atenção à Portaria no. 721/2020-REITORIA, que altera temporariamente o regime de trabalho dos servidores da UFPR em decorrência da emergência sanitária relacionada à COVID-19, informamos que o atendimento da Coordenação de Eng. Mecânica (CCEM) está sendo realizado REMOTAMENTE.  

O contato nesse período pode ser feito por e-mail (ccem@ufpr.br     ) oufacebook . 

Contratos de estágio devem ser assinados pela empresa e pelo interessado, escaneados e enviados por email para a coordenação. A assinatura dos professores e da COAFE será feita eletronicamente.


PERÍODO LETIVO 2020/1

O CALENDÁRIO 2020 ESTÁ SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO – Res. 42/20 – CEPE!!!

**Período letivo 2020/1 INTEGRAL & NOTURNO: 02/03 à 27/06;

seta-verm-dirDATAS IMPORTANTES 2020/1

seta-verm-dirINTEGRAL – OBRIGATÓRIAS 2020/1

seta-verm-dirINTEGRAL – OPTATIVAS 2020/1

seta-verm-dirNOTURNO  – OBRIGATÓRIAS 2020/1

seta-verm-dirNOTURNO  – OPTATIVAS 2020/1 

seta-verm-dirPRÉ-REQUISITOS OPTATIVAS

seta-verm-dir ENSALAMENTO: http://ensalamento.c3sl.ufpr.br/


DOCUMENTOS UFPR POR EMAIL

Agora é possível solicitar a declaração de matrícula, histórico escolar e documentos afins, pelo email: atendimento@ufpr.br.
Todas as solicitações por e-mail devem conter: Nome completo | CPF | Número de registro acadêmico (GRR) | Curso | Identificação do documento requerido (histórico, declaração, etc)

Alunos ATIVOS: serão aceitas somente solicitações de remetente institucional (seu e-mail da UFPR).
EX-ALUNOS: além dos dados supracitados, é necessário o envio de uma cópia de documento oficial com foto.
Disciplinas ISOLADAS: além dos dados supracitados, é necessário o nome e código das disciplinas cursadas.

O documento solicitado será enviado via e-mail. Em caso de dúvidas, verifique o FAQ da PROGRAD no link: http://www.prograd.ufpr.br/…/copap/faq-perguntas-frequentes/


PROCEDIMENTO PARA SEGUNDA CHAMADA

Conforme informado na 300ª Reunião do DEMEC e baseado na Resolução 37/97, decidiu-se que a partir desta data as deliberações no que concernem as solicitações de Segunda Chamada ficarão a cargo de cada professor. Em havendo não conformidade ou discordância do professor, a chefia do departamento virá a atuar.

O formulário de requerimento está disponível aos alunos na página do DEMEC/Graduação/Coordenação/Formulário 23

Link: http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/Coordenacao/FICHAS%20E%20FORMULARIOS/23.REQUERIMENTO_SEGUNDA_CHAMADA.pdf


INFORMAÇÕES E LINKS ÚTEIS

**Requerimentos acadêmicos podem ser acessados no link Coordenação

**Ementas de disciplinas e fluxograma dos cursos estão disponíveis no FTP e neste site (ver Curso Diurno / Curso Noturno);

**Os professores do curso disponibilizam materiais para consulta no servidor FTP do DEMEC. As pastas são identificadas pelo código das disciplinas e nelas é possível encontrar materiais relativos às aulas, datas importantes, exercícios, entre outros (ver Servidor de Disciplinas);

**Abaixo alguns links sugeridos aos alunos do DEMEC:

seta-verm-dir FTP DEMEC – Servidor de Disciplinas
seta-verm-dir Portal do Aluno
seta-verm-dir Cadastro de e-mail – UFPR
seta-verm-dir Calendário acadêmico 2020
seta-verm-dir Manual do estudante 2019
seta-verm-dirCentro Acad̻mico РCAEM
seta-verm-dirEnsalamento
seta-verm-dir Estágios
seta-verm-dir Acesso as bases on-line – Pesquisa de artigos científicos
seta-verm-dir Intercâmbios
seta-verm-dir Portal da Informa̤̣o РSistema de bibliotecas
seta-verm-dir Resoluções vigentes na UFPR
seta-verm-dir Resolução CEPE 3797 – Normas básicas dos cursos de graduação

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
©2021 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica