Coordenação

 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CCEM
UFPR РCentro Polit̩cnico РBloco IV | Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 РJardim das Am̩ricas
Curitiba/PR | Caixa Postal 19011 | CEP 81531-980| CNPJ 75.095.679/0001-49
Tel. (41) 3361-3131 | e-mail: ccem@ufpr.br

Coordenador: Prof. Hélio Padilha (helio.padilha@ufpr.br)
Vice-coordenadora: Prof. Cláudia Eliana Marino Zarbin (claudiamarino@ufpr.br)
Secretárias: Noraney Rosa / Ana Canarines

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 8h às 20h (Noraney: 08h-14h | Ana: 14h-20h)


FICHAS E FORMULÁRIOS

01. Requerimento Geral
Apresentar na Coordenação do Curso ou no NAA, conforme o assunto do requerimento. Verifique se o assunto desejado não tem requerimento próprio.

02. Equivalência de Disciplinas
Para uso no ingresso do aluno à UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio.  Preencher o requerimento e entregar na Coordenação de Curso, atenção à documentação solicitada.

03. Correção de Matrícula
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

04.Disciplina Eletiva
Para alunos da UFPR. No requerimento deve constar carimbo e assinatura do chefe de Departamento, bem como do Coordenador de Curso, após entregar no NAA. Solicitação máxima de três disciplinas. (Res. 37/97 – CEPE, arts. 55 a 59). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

05.Disciplina Isolada
Pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. Preencher o requerimento constando carimbo de assinatura do Chefe do Departamento, após entregar no NAA com cópia do RG, CPF e comprovante de conclusão do ensino médio. Solicitação máxima de três disciplinas. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

06.Cancelamento de Disciplina
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

07. Aproveitamento de Conhecimento
Para alunos que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. Aluno poderá solicitar no máximo dois exames por período acadêmico (semestre/ano). Entregar na Coordenação de Curso. (Res. nº 92/13 – CEPE). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

08. Adiantamento de Conhecimento
Para alunos que não cursaram a disciplina, mas aleguem possuir domínio de conhecimento do conteúdo. O requerimento deve acompanhar documentos comprobatórios e ser entregue na Coordenação do Curso. (Res. nº 92/13 – CEPE). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

09. Quebra de pré-requisito
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação, deferido pelo respectivo colegiado (Res. nº 63/10 – CEPE). Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

10. Solicitação de matrícula no contraturno
Para alunos que querem solicitar matrícula em disciplinas no contraturno. Entregar na Coordenação de Curso. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

11. Trabalho de Fim de Curso
Para aluno que precisam efetuar a matrícula em Trabalho de Fim de Curso. Preencher o requerimento e apresentar 3 cópias na Coordenação. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

12. Cadastro de Provável Formando
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

13. Atividades Formativas
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

14. Trancamento de curso
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação (Res 97/15 – CEPE; IN01/16 – art. 1). Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

15. Destrancamento de curso
Preencher o requerimento e apresentar na Coordenação (Res 97/15 – CEPE; IN01/16 – art. 14). Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

16. Mudança de Habilitação
Requerida diretamente à Coordenação do curso, deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada ao NAA para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento. (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 36). O formulário deverá esta acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.

17. Transferência Ex-Offício
Preencher o requerimento e entregar no NAA. Atenção à documentação solicitada.

18. Alteração de Cadastro
Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário apresentar cópia autenticada do documento que comprove a alteração solicitada. Entregar requerimento no NAA.

19. Termo de Opção
Para alunos que optem pelo enquadramento de um currículo do seu curso. Entregar na Coordenação.

20. Permanência no curso
Para alunos que concluíram o curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação e pretendem obter outra habilitação no mesmo curso, cabendo apenas uma colação de grau, a qual deverá ocorrer necessariamente ao término da primeira habilitação. (Res. nº 37/97 – CEPE, art.120). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação.  Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

21. Cancelamento de Registro
Cancelar o registro na UFPR. Entregar requerimento no NAA.

22. Segunda via de Diploma
Preencher o requerimento e entregar na Coordenação do Curso. Atenção à documentação solicitada.

23. Segunda Chamada de Avaliação
Preencher o requerimento e entregar no Departamento de Engenharia Mecânica. Atenção à documentação solicitada.

24. Termo de Compromisso – Formatura sem Solenidade
Preencher o requerimento e entregar na Direção do Setor de Tecnologia ou na Coordenação do Curso. Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.


DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2017 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica