Engenharia Mecânica | INTEGRAL

GERAL

O Curso de Engenharia de Mecânica (Integral) foi reconhecido pelo Decreto nº 67730 de 08 de dezembro de 1970, publicado em Diário Oficial da União (DOU) em 10 de dezembro de 1970, com parecer nº625/1970 – CFE. A renovação do reconhecimento do curso consta na Portaria 797 de 14 de dezembro de 2016, publicada no DOU em 15 de dezembro de 2016.

Conforme Resolução 57/16 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal do Paraná, o Curso de Engenharia Mecânica – Integral (05A), tem periodização recomendada de 10 semestres, com duração máxima de 15 semestres.


EMENTAS

Uma ementa apresenta os tópicos gerais que serão abordados ao longo da disciplina. As ementas aqui postadas seguem a RESOLUÇÃO N°30/90-CEPE e são referentes a grade curricular aprovada pela instituição em 2017, com vigência corrente. Também estão disponíveis as ementas do currículo anterior (2008).

seta-verm-dir Ementas (2017)
seta-verm-dir Ementas (2008)


VESTIBULAR & PROVAR

O ingresso no curso de Engenharia Mecânica pode ser feito de duas maneiras: através do vestibular e do provar.

O vestibular é o processo seletivo anual composto de duas etapas. A primeira fase do Processo Seletivo será constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais, com questões objetivas, e versará sobre conteúdos do Ensino Médio. A segunda fase do Processo Seletivo constará de uma prova de Compreensão e Produção de Textos e de duas provas específicas, uma de Física e a outra de Matemática.  Para mais informações e inscrições, acesse o site do núcleo de concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br     ).

O PROVAR é o mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes em graduação. Ele atende através das suas modalidades aos alunos da UFPR, ex-alunos, além da comunidade externa que estude em outra Instituição de Ensino Superior ou que já tenha concluído o seu curso. O processo acontece uma vez ao ano, com ingresso no ano seguinte. Para mais informações e inscrições, acesse o site do provar (www.provar.ufpr.br     ).


FLUXOGRAMA (2017)

O fluxograma apresenta graficamente a distribuição das disciplinas do projeto pedagógico do curso ao longo dos períodos letivos. Os arquivos contém também os pré-requisitos das disciplinas.

seta-verm-dir Obrigatórias
seta-verm-dir Profissionalizantes

Integral_FL

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2017 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica