Estágios Supervisionados

Prezados alunos,
 
Conforme divulgado no início deste semestre, seguem os próximos prazos finais de Estágio Obrigatório:
 
17/06/2019 – Enviar Relatório de Estágio (ver instruções no FTP) ao Professor Orientador, juntamente com a ficha de avaliação de estágio preenchida pelo Supervisor de Estágio na Empresa (http://200.17.193.102/tela_estagio_formularios/formularios/form_avaliacao_estagio.php)
 
28/06/2019 – Professor Orientador envia a Nota Final à Coordenação de Estágios (COE) via e-mail para coordestagiosengmec@ufpr.br
 
Atenciosamente,
 
Comissão Orientadora de Estágios – COE.

Datas e prazos – Estágio Obrigatório (2019/01)

– Entrega do Plano de Estágio ao Orientador: até 29/03/2019 (sexta-feira)

– Envio do nome do Professor Orientador à Coordenação de Estágios (coordestagiosengmec@ufpr.br): 05 de abril de 2019 (sexta-feira)

– Entrega do Relatório Final e da Ficha de Avaliação (Supervisor da Empresa) ao Orientador: até 17/06/2019 (segunda-feira)

– Orientador envia a Nota Final à Coordenação via e-mail para coordestagiosengmec@ufpr.br: até 28/06/2019 (sexta-feira)

OBS.: Entregar os documentos diretamente ao professor orientador, uma vez que ele será o responsável por enviar a nota final à Coordenação de Estágios.

Para acessar as principais informações referentes aos procedimentos para o Estágio Obrigatório, acesse os links a seguir:

Manual de Estágios da UFPR

Formulários PROGRAD

 

ESTÁGIOS 2019

ATENÇÃO: Para realizar atividades de estágio remuneradas, o(a) estudante deve ter comprometimento com frequência e rendimento escolar. Por isso, para o curso de Eng. Mecânica, os contratos devem ser renovados a cada 06 meses.
Também informamos que desde o dia 1º de Janeiro de 2019, a Unidade de Estágios da COAFE não aceita mais a documentação no modelo antigo. Todos os documentos necessários estão disponíveis para serem preenchidos eletronicamente na plataforma disponibilizada na aba Formulários.

* Os Termos de Compromisso e demais documentos com modelos próprios dos Agentes de Integração (CIEE, IEL etc) ou de empresas contratantes serão aceitos normalmente.

 

Estágios Não-Obrigatórios

Para estágios não-obrigatórios, é importante que o aluno leia o Art. 22:

“Art. 22. Para autorização de estágio não obrigatório pela Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica inicialmente o aluno deverá atender aos seguintes requisitos:

  1. Estar matriculado com a carga mínima exigida no semestre.
  2. Ter cursado 100% das disciplinas previstas nos 02 (dois) primeiros semestres iniciais do curso, com aprovação, ou fazer o estágio fora do horário do curso (por exemplo: aluno do noturno estagiar durante o dia)
  3. Não ter reprovação em nenhuma disciplina por falta no semestre imediatamente anterior à solicitação.”

 

Estágios no Exterior:

Para a tramitação correta dos estágios no exterior, o aluno deve acessar a Instrução Normativa nº 02/12 – CEPE      e verificar as exigências estabelecidas, bem como encaminhar a respectiva documentação.

  1. Requerimento solicitando estágio no exterior à Coordenação Geral de Estágio, com visto do Coordenador do Curso.
  2. Apresentação de documento que comprove aceite da Instituição no exterior.
  3. Apresentação de um plano de estágio, com parecer favorável da COE do curso (no caso de estágio obrigatório, o aluno deverá apresentar um plano equivalente com os requisitos da disciplina).
  4. Indicação de professor orientador.
  5. Declaração por parte do professor orientador quanto à forma de orientação a ser realizada.
  6. Documento que comprove que o aluno possui seguro internacional de vida e de saúde, providenciado pelo interessado.

 

Outras informações relevantes:

– O Professor Flávio Kubota assinará os contratos que forem entregues na Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica às terças-feiras e quintas-feiras, no período da tarde. Portanto, os contratos não devem ser levados para assinatura em sua sala. Favor não insistir.

– O atendimento externo (para 2019/01) está disponibilizado aos alunos nas terças-feiras (15h30-16h30) e quintas-feiras (14h00-15h00). Fora desses horários, o aluno deve agendar com antecedência. Não haverá atendimento específico de estágios fora dos horários disponibilizados (principalmente se demandar mais que 5 minutos), caso não tenha sido previamente agendado.

– O envio dos nomes dos orientadores de estágio, por parte dos alunos, é fundamental para que o lançamento das notas, ao final do semestre, seja feito dentro do prazo.

__________________________________________________________________________________________

Prof. Flávio Issao Kubota, Dr. Eng.
Coordenação de Estágios do Curso de Engenharia Mecânica – Gestão 2019-2020
E-mail: coordestagiosengmec@ufpr.br

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2019 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica