GBIO

Grupo de Pesquisa em Biomateriais e Eletroquímica

Com o desenvolvimento nas áreas de engenharia de materiais, medicina e mais recentemente na bioengenharia com a aplicação de dispositivos implantados no corpo humano que objetivam reparo estético ou funcional, o termo biomateriais ganhou destaque no meio científico e tecnológico.

No período de mais de 10 anos, o Grupo de Biomateriais e Eletroquímica (GBio – UFPR), coordenado pela professora Cláudia E.B. Marino que é credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE-UFPR) tem desenvolvido pesquisas na área de tratamentos superficiais em materiais biocompatíveis e mais especificamente, estudos eletroquímicos e obtenção de óxido sobre Ti e suas ligas (como o Ti6Al4V) e ensaios eletroquímicos para estudo da corrosão em biomateriais. Além disso, o GBio – UFPR mantém colaboração com a empresa de implantes ortopédicos NeoOrtho Ltda bem como com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica-ISI/CIETEP/SENAI.

Linhas de pesquisa: corrosão em biomateriais; tratamentos superficiais em implantes dentários e ortopédicos, ensaios de bioatividade in vitro; desenvolvimento de novos materiais e ligas biocompatíveis; obtenção e caracterização de óxidos auto-organizados e nanoestruturados; revestimentos inteligentes (micro e nanocápsulas estímulo-responsivas); estudos de corrosão e proteção contra corrosão por técnicas eletroquímicas.

Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Eliana Marino Zarbin
e-mail: claudiamarino@ufpr.br
HomePage oficial: http://www.demec.ufpr.br/portal/biomateriais
Endereço: Departamento de Engenharia Mecânica – Bloco IV – Sala S7-10
Telefone/Fax: (41) 3361-3129

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2017 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica