Engenharia da Qualidade 4.0

 

Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0

Certificação Lean Six Sigma Black Belt

 

TURMA 2020/1

Início da próxima Turma 04.04.2020

OBJETIVOS
  • Capacitar o profissional na aplicação de tecnologias 4.0
  • Elevar a performance dos processos produtivos em tempo real – Qualidade 4.0
  • Desenvolver competências para o gerenciamento de projetos ágeis
  • Formar e certificar o participante na metodologia Lean Six Sigma – Nível Black Belt
  • Elaborar projetos de melhoria e saltos de inovação com foco na geração de valor
  • Criar novos negócios em colaboração com o ecossistema de startups

O curso tem como objetivo principal formar um profissional completo em termos de conhecimento da Engenharia da Qualidade com ênfase nas tecnologias da Revolução Industrial 4.0. Melhorar os processos industriais para aumentar a qualidade e a produtividade da organização, por intermédio de metodologia científica. Melhorar a qualidade dos produtos utilizando métodos estatísticos. Desenvolver habilidades que aprimorem a autonomia intelectual e o espírito investigativo do especialista em engenharia da qualidade.  Aprofundar os conhecimentos sobre gestão da qualidade a partir das diversas concepções existentes. Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos. Aprender a detectar e controlar os custos da má qualidade e gerenciar projetos para reduzi-la.  Proporcionar o uso de técnicas e ferramentas modernas para a prática da engenharia da qualidade. Desenvolver análise crítica para os problemas relacionados à gestão da qualidade.  Preparar tecnicamente profissionais para executarem auditorias, treinamentos e consultorias na área da qualidade. Além disso, formar um profissional completo em termos de conhecimento técnico e conhecedor das respectivas interações entre pessoas e empresas, sempre sintonizado com a sustentabilidade e o equilíbrio social. O egresso deste curso estará habilitado a criar inovações tecnológicas para facilitar a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade de vida e, principalmente, viabilizando o acesso a produtos e serviços de qualidade com preços competitivos.

DIFERENCIAIS

TCC Startup
O trabalho de conclusão de curso é hospedado por uma empresa, pode ser a do próprio estudante ou outra conveniada. O foco é praticar as competências desenvolvidas no decorrer da Pós e, desse modo, transferir valor para as organizações e catapultar as habilidades dos participantes!
O planejamento de execução segue um rigoroso Road Map desde o primeiro dia de aula.

Inovação & Empreendedorismo
A Pós-Graduação é absolutamente orientada pela inovação e empreendedorismo. Negócios criativos e sustentáveis devem ser o norte das soluções concebidas e implementadas. Ademais, o equilíbrio entre os aspectos tecnológicos, econômicos e sociais é fundamental. Quer dizer, a Pós procura ampliar a fronteira do conhecimento evocando mais qualidade, mais harmonia e mais sustentabilidade. É o usuário em primeiro lugar!

Coffee Break Colaborativo
Em cada período de estudos tem-se um intervalo interativo, onde os estudantes dos diversos cursos de Pós-Graduação UFPR trocam percepções e informações. Esse momento é especial, pois estabelece uma sinergia entre os envolvidos – alunos, professores e convidados! Ademais, torna-se um momento ímpar que estimula novas oportunidades, novas ideias e novas amizades! É o espírito da economia compartilhada em plena ebulição.

Estacionamento
O Centro Politécnico da UFPR dispõem de estacionamento gratuito.

Mentoring Permanente
Ao longo de todo o curso o estudante dispõem do apoio de professores e da coordenação para reflexões e orientações que possam colaborar com o destino profissional.

Dimensão UFPR
A comunidade de estudantes UFPR alcança diversas outras possibilidades, entre elas; colaboração em TCC’s da Graduação, participação na Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), congressos nacionais e internacionais e toda sorte de apoio disponibilizada pela Universidade Federal do Paraná.

JUSTIFICATIVA

O grande crescimento industrial do país contempla a importância do Engenheiro da Qualidade. As exigências de mercado são cada vez maiores e em decorrência das mudanças culturais os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes e seletivos. O curso de Engenharia da Qualidade, a partir dessas necessidades, contempla os conhecimentos necessários à produção, científica e tecnológica, integrando questões de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência, redução de custos, recursos humanos, fatores ambientais, logística, entre outras. O curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Qualidade justifica-se pela enorme necessidade de atualização, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de homens, materiais e equipamentos, e principalmente pelo impacto da modernização que, no processo de globalização da economia, tem gerado um ambiente de intensa competitividade. O curso se torna assim indispensável para o crescimento e desenvolvimento de produtos inovadores, aumento da produtividade e, para  que o Brasil tenha produtos com qualidade de classe mundial.  Desse modo, a sociedade está experimentando uma transformação abrangente, veloz e impactante na forma de produção, gestão e normatização dessa nova economia que está emergindo.
Aplicativos colaborativos, manufatura inteligente, internet das coisas, realidade aumentada, big data, entre outros, são tecnologias e conceitos que estão mudando a maneira como as empresas produzem, comercializam e, em especial, definem o perfil de seus especialistas para que seja possível enfrentar essa revolução e alcançar a perenidade do negócio.
Assim sendo, desvendar todos os conceitos ligados à 4a Revolução Industrial – chamada também de Tecnologias 4.0 – torna-se essencial para que os profissionais sejam capazes de mitigar riscos e acelerar o desenvolvimento local, nacional e internacional. Novas demandas estão surgindo, novas empresas estão sendo constituídas, novos profissionais estão sendo moldados para esses novos tempos da  Revolução 4.0. Todavia, a deterioração do emprego convencional, eventuais conflitos entre classes que disputam o mesmo mercado, governos lentos na atualização das leis e normas são aflições que também devem ser ponderadas nesse momento de transição.
Por fim, justifica-se plenamente a oferta do curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 no sentido de contribuir nas possíveis soluções de curto e médio prazo para as empresas, antevendo movimentos, estimulando discussões serenas e, em especial, balanceando a velocidade da mudança com os recursos disponíveis e anseios da sociedade em geral.

PÚBLICO ALVO
Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos. Para demais áreas, converse com o Coordenador!
CARGA HORÁRIA

O curso possui 360 horas de disciplinas formativas e 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso. As 360 horas são de disciplinas de 20 h, de 30 h e duas de 35 h.  A seguir, em “Disciplinas” pode-se observar a estrutura completa da Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 – Certificação Black Belt. O curso é semi-presencial, sendo que as atividades em sala são aquelas que requerem a interação com os colegas e professores e, por outro lado, as atividades à distância são direcionadas a aprendizagem técnica individual.

DISCIPLINAS

 

N. Disciplina Carga Horária
1 Gestão Estratégica da Qualidade 20
2 Gestão e Liderança 4.0 20
3 Gestão da Qualidade em Processo e Serviço 30
4 Benchmarking & Networking (Economia Circular) 20
5 Fundamentos da Gestão da Qualidade e VSM 20
6 Engenharia Colaborativa – Lean Startup 20
7 Sistemas de Produção – Qualidade e Produtividade 20
8 Indicadores em Tempo Real da Qualidade 20
9 Inovação e Indústria 4.0 20
10 Seminários Avançados – Pitch Day 20
11 Normas da Qualidade e Auditoria 20
12 Lean Six Sigma 4.0 – Estatística Descritiva 30
13 Inferência Aplicada à Produtividade 30
14 Estatística Avançada (DOE/Regressão/Anova) 35
15 Mineração de dados (CEP / MSA) 35
TOTAL 360

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – STARTUP

O Trabalho de Conclusão de Curso é diferenciado. O foco é desenvolver um projeto envolvendo uma empresa real, que pode ser a empresa onde o estudante atua ou, eventualmente, outra prospectada em conjunto. Isto é, o objetivo fundamental é praticar os conhecimentos adquiridos ao longo do Programa de Pós-Graduação num caso real, um projeto Startup. A metodologia utilizada para desenvolvimento das atividades é assentada na colaboração e adapta-se de acordo com o escopo do tema selecionado. O resultado é o aperfeiçoamento acelerado do estudante, a transferência de resultados para as indústrias e organizações e a evolução das competências de todos os envolvidos.

Entre em contato com a coordenação e conheça mais sobre o TCC – Startup e as oportunidades geradas.

CORPO DOCENTE

PROFESSORES DA UFPR:

Prof. Dr. Alessandro Marques

Prof. Dr. Arnaud Francis Bonduelle

Profa. Dra. Carla Regina Mazia Rosa

Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha

Prof. Dr. Egon Walter Wildhauer

Prof. Dr. Fabiano Oscar Drozda

Prof. Dr. Fernando Deschamps

Prof. Dr. Leandro Alberto Novak

Prof. Dr. Marcelo Gechele Cleto

Prof. Dr. Pablo Deivid Valle

Prof. Dr. Ramon Sigifredo Cortes Paredes

Prfa. Dra. Sachiko Araki Lira

Profa. Dra. Silvana Detro

Prof. Dr. Walter Nikkel

 

PROFESSORES EXTERNOS À UFPR:

 Anderson Donato da Silva

Claudio Cesar Ferreira

Islan de Castro Gomes

Joanylton Ruthes

Rodrigo Nastas Acras

TURNOS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso será realizado aos Sábados – quinzenalmente –  das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

A próxima turma a ser ofertada iniciará suas atividades dia 04 de abril de 2020. Entretanto, no decorrer desse período diversos encontros serão realizados para apresentação e detalhamento do curso. Sendo assim, entre em contato com a coordenação para agendar uma reunião individual e consultiva. Desse modo, o interessado poderá conhecer previamente todo o funcionamento da Pós-Graduação e avaliar com profundidade a respectiva participação. *O curso aguarda aprovação no CEPE – UFPR para a abertura oficial das matrículas.

Faça sua pré-inscrição no link a seguir:

Pré – Inscrição para turmas futuras

PROCESSO SELETIVO

Processo Seletivo: Obrigatório Entrevista

Pode ser presencial, por telefone ou via internet. Deve-se entrar em contato com a coordenação que irá mediar o momento e a forma da entrevista. O compromisso é responder em até 1 dia útil.

INVESTIMENTO

Taxa de Inscrição: Isento

Você será orientado pela coordenação no decorrer do processo de seleção para o curso de Pós-Graduação desejado. Uma vez tendo aderência profissional e interesse real no curso, você estará então habilitado para a matrícula. Esse processo de mentoring ao longo do processo de inscrição não é taxado e visa, sobretudo, esclarecer completamente a formação acadêmica proposta pela Pós, bem como nivelar as expectativas dos estudantes, professores, empresas e universidade.

Matrícula: Primeira Mensalidade

Após a aprovação no processo de seleção você poderá realizar a matrícula. Sendo que a matrícula é a primeira mensalidade do Programa de Pós-Graduação.

O valor para a Especialização é de:

24 X R$494,00

Maiores informações: nikkel@ufpr.br

EDITAL

Maiores informações sobre o curso podem ser visualizadas no edital abaixo.

Edital em Breve!

Coordenador: Prof. Walter Nikkel

Maiores informações: nikkel@ufpr.br

Clique aqui para entrar em contato pelo whatsapp diretamente com o Coordenador! 

INSCRIÇÕES

Faça sua pré-inscrição no link a seguir:

INSCRIÇÃO

Coordenador: Prof. Walter Nikkel
Maiores informações:  nikkel@ufpr.br

Clique aqui para entrar em contato pelo whatsapp diretamente com o Coordenador! 

Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 – Certificação Lean Six Sigma Black Belt

Coordenador: Prof. Walter Nikkel
Maiores informações:  nikkel@ufpr.br

Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Rua Francisco H. dos Santos, s/n
Centro Polit̩cnico РCaixa Postal 19011
81531-990 – Curitiba – PR

Clique aqui para entrar em contato pelo whatsapp diretamente com o Coordenador! 

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
©2020 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica