Engenharia Industrial 4.0

View post on imgur.com

OBJETIVOS

O curso tem como objetivo principal formar um profissional completo em termos de competências e habilidades em Tecnologias 4.0, sintonizado com as intensas mudanças de um mercado volátil e cada vez mais compartilhado. As respectivas interações entre as dimensões; Fabricação Inteligente, Automação e Robótica, Digitalização, Sensores e Realidade Aumentada, Inovação e Empreendedorismo, Produção Enxuta e Sustentabilidade tornam-se, nesse sentido, o ecossistema de desenvolvimento da Pós-Graduação ofertada pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná.

O egresso estará apto também a criar novas plataformas de tecnologias que possam facilitar a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade e, essencialmente, disponibilizando acesso a produtos e serviços mais eficazes e com preços competitivos. Isto é, o participante poderá melhorar resultados, com conforto e segurança para clientes e consumidores por intermédio de soluções ágeis e disruptivas.

Além de possibilitar a inovação e o empreendedorismo, a Pós-Graduação proporciona a atualização do conhecimento e a expansão da fronteira das atitudes dos estudantes acarretando, consequentemente, melhoria na performance dos participantes e, por conseguinte, melhoria da empregabilidade. Ademais, especialistas mais bem capacitados em Tecnologias 4.0 influenciam na produtividade da empresa, aumentando a competitividade e estimulando novas soluções com menor impacto ambiental e social. Atingindo a almejada perenidade organizacional e profissional.

Por fim, tem-se também como objetivo a forte aproximação com as empresas, os governos e outras universidades nas discussões e eventos que possam viabilizar o encontro de atores protagonistas nesse habitat e, desse modo, despertar oportunidades e possibilidades para pesquisas e projetos que possam alavancar ainda mais o desenvolvimento e acomodar harmonicamente a 4a Revolução Industrial na sociedade em geral.

DIFERENCIAIS

TCC Startup
O trabalho de conclusão de curso é hospedado por uma empresa, pode ser a do próprio estudante ou outra conveniada. O foco é praticar as competências desenvolvidas no decorrer da Pós e, desse modo, transferir valor para as organizações e catapultar as habilidades dos participantes!
O planejamento de execução segue um rigoroso Road Map desde o primeiro dia de aula.

Inovação & Empreendedorismo
A Pós-Graduação é absolutamente orientada pela inovação e empreendedorismo. Negócios criativos e sustentáveis devem ser o norte das soluções concebidas e implementadas. Ademais, o equilíbrio entre os aspectos tecnológicos, econômicos e sociais é fundamental. Quer dizer, a Pós procura ampliar a fronteira do conhecimento evocando mais qualidade, mais harmonia e mais sustentabilidade. É o usuário em primeiro lugar!

Coffee Break Colaborativo
Em cada período de estudos tem-se um intervalo interativo, onde os estudantes dos diversos cursos de Pós-Graduação UFPR trocam percepções e informações. Esse momento é especial, pois estabelece uma sinergia entre os envolvidos – alunos, professores e convidados! Ademais, torna-se um momento ímpar que estimula novas oportunidades, novas ideias e novas amizades! É o espírito da economia compartilhada em plena ebulição.

Estacionamento
O Centro Politécnico da UFPR dispõem de estacionamento gratuito.

Mentoring Permanente
Ao longo de todo o curso o estudante dispõem do apoio de professores e da coordenação para reflexões e orientações que possam colaborar com o destino profissional.

Dimensão UFPR
A comunidade de estudantes UFPR alcança diversas outras possibilidades, entre elas; colaboração em TCC’s da Graduação, participação na Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), congressos nacionais e internacionais e toda sorte de apoio disponibilizada pela Universidade Federal do Paraná.

JUSTIFICATIVA

A história do homem é marcada por diversas revoluções que acarretaram significativo impacto no desenvolvimento da sociedade contemporânea. Destacam-se a 1a Revolução Industrial com o surgimento da máquina à vapor e energia disponível para produção de bens em geral, a 2a Revolução Industrial com a concepção da produção em massa liderada por Henry Ford, a 3a Revolução Industrial logo após a segunda grande guerra com o desenvolvimento dos computadores e, atualmente, a 4a Revolução Industrial com a automação e a digitalização despertando um novo mundo amplamente conectado e compartilhado. Desse modo, a sociedade está experimentando uma transformação abrangente, veloz e impactante na forma de produção, gestão e normatização dessa nova economia que está emergindo. Aplicativos colaborativos, manufatura inteligente, internet das coisas, realidade aumentada, big data, entre outros, são tecnologias e conceitos que estão mudando a maneira como as empresas produzem, comercializam e, em especial, definem o perfil de seus especialistas para que seja possível enfrentar essa revolução e alcançar a perenidade do negócio.

Desse modo, desvendar todos os conceitos ligados à 4a Revolução Industrial – chamada também de Tecnologias 4.0 – torna-se essencial para que os profissionais sejam capazes de mitigar riscos e acelerar o desenvolvimento local, nacional e internacional. Novas demandas estão surgindo, novas empresas estão sendo constituídas, novos profissionais estão sendo moldados para esses novos tempos 4.0. Todavia, a deterioração do emprego convencional, eventuais conflitos entre classes que disputam o mesmo mercado, governos lentos na atualização das leis e normas são aflições que também devem ser ponderadas nesse momento de transição.

Assim sendo, justifica-se plenamente a oferta do curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0 no sentido de contribuir nas possíveis soluções de curto prazo para as empresas, antevendo movimentos, estimulando discussões serenas e, em especial, balanceando a velocidade da mudança com os recursos disponíveis e anseios da sociedade em geral.

PÚBLICO ALVO
Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos e áreas afins.
CARGA HORÁRIA

O curso possui 360 horas de disciplinas formativas e 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso. As 360 horas de disciplinas estão distribuídas em 6 troncos de 60 horas, ou seja, a Pós-Graduação é composta por 6 Grandes Áreas do Conhecimento. Cada área do conhecimento está subdividida em 3 disciplinas de 20h. A seguir, em “Disciplinas” pode-se observar a estrutura completa da Especialização em Engenharia Industrial 4.0

DISCIPLINAS
Módulo Disciplina Carga Horária
Fabricação Manufatura Inteligente 20
Materiais na Indústria 4.0 20
Realidade Aumentada
Impressão 3D e 4D
20
Automação Robótica & Sensores 20
Indústria a Céu Aberto

Veículos Autônomos

20
Interoperabilidade
Confiabilidade
20
Digitalização Internet das Coisas
lloT
20
Big Data
Modelos Cyber-Físicos
20
Inteligência Artificial 20
Inovação Gestão, Liderança 4.0
Empreendedorismo
20
Engenharia Colaborativa 20
O Futuro da Indústria
A Transformação 5.0
20
Produção Lean Six Sigma

Método DMAIC

20
Teoria das Restrições

T.O.C.

20
Engenharia e Customização
em Massa
20
Sustentabilidade Energias Renováveis
Eficiência Energética
20
Fatores Humanos em

Projetos Industriais

20
Cidades Sustentáveis
e Produção Urbana
20
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – STARTUP

O Trabalho de Conclusão de Curso é diferenciado. O foco é desenvolver um projeto envolvendo uma empresa real, que pode ser a empresa onde o estudante atua ou, eventualmente, outra prospectada em conjunto. Isto é, o objetivo fundamental é praticar os conhecimentos adquiridos ao longo do Programa de Pós-Graduação num caso real, um projeto Startup. A metodologia utilizada para desenvolvimento das atividades é assentada na colaboração e adapta-se de acordo com o escopo do tema selecionado. O resultado é o aperfeiçoamento acelerado do estudante, a transferência de resultados para as indústrias e organizações e a evolução das competências de todos os envolvidos.

Entre em contato com a coordenação e conheça mais sobre o TCC – Startup e as oportunidades geradas.

CORPO DOCENTE

Prof. Dr. Alessandro Marques

Prof. Dr. Christian Scapulatempo Strobel

Prof. Dr. Dalberto Dias da Costa

Prof. Dr. Fernando Deschamps

Prof. Dra. Giselle Dziura

Prof. Dr. Jorge Luiz Erthal

Prof. Dr. Márcio Fontana Catapan

Prof. Dr. Pablo Deivid Valle

Prof. Dr. Ravilson Antonio Chemin Filho

Prof. Dr. Rodrigo Perito Cardoso

TURNOS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso será realizado aos Sábados – quinzenalmente –  das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA

A próxima turma a ser ofertada iniciará suas atividades dia 10 de março de 2018. Entretanto, no decorrer desse período diversos encontros serão realizados para apresentação e detalhamento do curso. Sendo assim, entre em contato com a coordenação para agendar uma reunião individual e consultiva. Desse modo, o interessado poderá conhecer previamente todo o funcionamento da Pós-Graduação e avaliar com profundidade a respectiva participação. O compromisso maior de qualidade acadêmica, satisfação e experiência é assegurado pela UFPR.

Faça sua pré-inscrição no formulário a seguir:

PRÉ-INSCRIÇÃO

PROCESSO SELETIVO

Processo Seletivo: Obrigatório Entrevista

Pode ser presencial, por telefone ou via internet. Deve-se entrar em contato com a coordenação que irá mediar o momento e a forma da entrevista. O compromisso é responder em até 1 dia útil.

INVESTIMENTO

Taxa de Inscrição: Isento

Você será orientado pela coordenação no decorrer do processo de seleção para o curso de Pós-Graduação desejado. Uma vez tendo aderência profissional e interesse real no curso, você estará então habilitado para a matrícula. Esse processo de mentoring ao longo do processo de inscrição não é taxado e visa, sobretudo, esclarecer completamente a formação acadêmica proposta pela Pós, bem como nivelar as expectativas dos estudantes, professores, empresas e universidade.

Matrícula: Primeira Mensalidade

Após a aprovação no processo de seleção você poderá realizar a matrícula. Sendo que a matrícula é a primeira mensalidade do Programa de Pós-Graduação.

O valor para a Especialização em Engenharia Industrial 4.0 é de:

24 X R$494,00

Maiores informações: i4.0@ufpr.br

INSCRIÇÕES

Faça sua inscrição no formulário a seguir:

PRÉ-INSCRIÇÃO

Coordenador: Prof. Pablo Deivid Valle, Ph.D.
Maiores informações: i4.0@ufpr.br

Especialização em Engenharia Industrial 4.0
Coordenador: Prof. Pablo Deivid Valle, Ph.D.
Email: i4.0@ufpr.br
Laboratório de Fabricação
Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Rua Francisco H. dos Santos, s/n
Centro Polit̩cnico РCaixa Postal 19011
81531-990 – Curitiba – PR

 

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
Fone: (41) 3361-3123
©2017 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica